10 de dezembro de 2016

Chape: futebol, filosofia e vida!


por Douglas Weege

Coração apertado, sem palavras e cheio de lágrimas. Foi assim que muitos ao redor do mundo, amantes ou não de futebol, ficaram diante da triste tragédia da queda do avião que levava nossa Chapecoense para disputar o título mais importante da sua história. Se já cansamos de ouvir “é só futebol”, com a Chape a história mudou.

Um artilheiro que abriu mão de dinheiro para voltar ao lugar que, em suas próprias palavras, já tinha sido “muito feliz”; um grupo de amigos que, com todo cuidado e carinho, comunica com um bilhete ao amigo de apenas 22 anos que será pai; um técnico quase esquecido que retorna­ pra ser imortalizado; e tantas outras histórias que não são só de um time de futebol, mas sim, de uma filosofia. Uma filosofia de vida vencedora. O sonho do agora falecido presidente Sandro Luiz Pallaoro era levar a Chapecoense ao topo da Copa Libertadores da América. Sem querer, a levou ao topo do mundo.

Perplexo, triste e desacreditado se encontra ainda nosso espírito. Reflexão e oração é o que todos tem feito. Também pudera, o findar da vida nos pega no susto, de surpresa e sem tempo, às vezes, para uma despedida apropriada. Mas o que esses heróis nos mostraram antes de partir é, quem sabe, alguma possível resposta para o desastre, que nunca terá explicação, a saber, que partiram no momento mais feliz da carreira. Não são poucos os vídeos que constatam essa verdade. Cabe a todos nós, mesmo sendo absurdamente difícil, aprender também em meio a isso.

A filosofia ou sabedoria de vida da nossa Chape não estava nos carrões, nos holofotes ou nas mansões, mas sim, na alegria do companheirismo aguerrido com intuito de um objetivo: tornar a Chapecoense grande. Assim o fizeram, sem nem imaginar que hoje o mundo todo é Chape.

Particularmente, por fim, a morte me desestabilizou por duas vezes neste ano que passou. Na perda de minha tia querida e nessa tragédia sem precedentes. O que aprendemos com isso? A tentar, com a ajuda de Deus, a viver o mais próximo possível das pessoas que amamos. Daqueles que nunca nos abandonam. Dos que devemos agradecer a cada dia, com palavras ou não, pela amizade, pela sinceridade, pelo companheirismo. A melhor descrição que vi para a nossa querida Chape é que ela “não cansou de subir e chegou ao céu”. E chegou no momento mais lindo de sua história. 
#ForçaChape

Nenhum comentário:

Postar um comentário